Notícias


Escolas expõem produções científico-culturais na FliConquista
17 de novembro de 2023

A Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (FECIBA) encheu o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima de cultura e ciência na tarde desta quinta-feira (16). A primeira parte da 3° etapa classificatória da Feira foi apresentada por alunos da rede estadual de municípios vizinhos: Mirante, Caraíbas, Poções e Cordeiros.

Os alunos apresentaram variados projetos de diferentes eixos tecnológicos. A conclusão da 3° etapa ocorrerá neste sábado(18), com a mostra dos alunos de Vitória da Conquista. A Feira tem por objetivo promover a popularização da ciência através dos projetos criados por estudantes e professores durante o período letivo.

Em 2023 a FECIBA bateu o recorde de inscrições, sendo registrados 1073 projetos escolares. Ao todo, 950 produções foram selecionadas e divididas em oito áreas do conhecimento: Ciências exatas (71), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (315), Ciências da Natureza e suas tecnologias (227), Ciências da Saúde(94), Ciências Agrárias(83), Linguagens e suas Tecnologias(51), Engenharia( 91) e Cientista Júnior(18).

A FECIBA tem como pilar a valorização do protagonismo estudantil. O objetivo é criar propostas criativas com a resolução de problemas cotidianos, retornando  soluções alternativas e de baixo custo à sociedade, como ressalta a coordenadora da educação profissional do Núcleo Territorial de Educação (NTE20), Cleuma Oliveira.

“A FECIBA geralmente conta com a participação dos alunos da educação básica,  englobando todas as áreas da ciência, da tecnologia, de exatas e da linguagem. A  importância é muito grande para os estudantes justamente por dá-los visibilidade e por ter um retorno sustentável para a comunidade.”

No Centro de Cultura, a exposição conta, entre os dias (16 e 18), com 43 projetos sendo 23 representados por discentes de regiões vizinhas e 20 da região conquistense. Ao todo, serão selecionados sete produções em cada núcleo territorial. Os 126 projetos escolhidos serão expostos  em Salvador entre os dias 11 e 15 de dezembro.

As produções científicas marcaram a primeira parte das exposições territoriais com pesquisas como: Hábitos Alimentares de uma Comunidade Quilombola do Interior da Bahia, Distúrbios e Transtornos Alimentares na Adolescência, Gêneros e Sexualidades no Chão da Escola e Insegurança na Zona Rural.

Já os projetos científico-culturais movimentaram os stands da FlicConquista. A produção intitulada “Resgate de um ponto turístico, o antigo casarão no município de Cordeiros” realçou a luta pela preservação da memória do município, como afirma a estudante Janete dos Santos: “ O patrimônio histórico é algo que faz parte da identidade de uma sociedade, ou seja, uma sociedade sem uma memória é uma sociedade sem cultura. Nosso principal objetivo é a restauração do casarão que se encontra em ruínas e a restauração de memórias para as futuras gerações conhecerem a história de nossa cidade”.  A discente Thaíssa Gusmão conta sobre as metas para o antigo casarão: “Outro objetivo do projeto é verificar as possibilidades de transformação do antigo casarão em um ponto turístico, um museu”.

Para a professora do Colégio Estadual José de Sá Nunes, de Vitória da Conquista, Liana Ferraz, o brilhantismo da Feira Literária se encontra na pluralidade formativa do evento. “A divulgação de projetos científicos em feiras literárias tem crescido, até mesmo por que os projetos científicos estão mais amplos, figurando desde as áreas da natureza e exatas para as  ciências humanas e linguagens. Então, cada vez mais esses trabalhos científicos têm colaborado com o conhecimento e com a aprendizagem e este espaço contribui para a divulgação e o incentivo científico entre todos os públicos”.

O evento é realizado pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação da FliConquista é completamente gratuita.

Para acompanhar todas as atualizações e informações sobre a FliConquista, siga o evento no Instagram.

Texto: Rafaella Leite. Parceria FliConquista, sob orientação de Paula Janay, e Avoador, produto laboratorial da disciplina Jornalismo Digital, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Fotos: Thiago Gama