Notícias


Ciranda das Infâncias: uma viagem pelo imaginário
18 de novembro de 2023

A  FliConquistinha é o espaço da FliConquista que promove atividades de literatura e leitura para crianças 

Todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso.

                                                                                                          Antoine Saint Exupery

 

Em cada criança, está o futuro da nação e do mundo.

Antônio Cícero da Silva (Águia)

 

O alumiar do dia (17), sexta-feira, foi abrilhantado pelo espaço “Ciranda das Infâncias”, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A FiConquistinha, espaço interativo destinado para as crianças contou com uma programação integral nos dois turnos do dia: matutino e vespertino com o tema: “Narrativas de Gerações”.

Pela manhã, o momento interativo abordou a musicalidade narrativa de contos e fábulas conduzidos pela educadora, atriz e cantora Ana Carolina Medrado. A temática aplicada foi uma história cantada sobre “ Zequinha, um pescador”. A programação vespertina seguiu com a performance “O amigo da Onça”, do grupo Teatro de Bonecos, seguida por um momento poético. Já apresentação final, “Boi Carnaval”, ficou por conta da oficina Lá Brincante.

Participaram da atividade crianças de creches e escolas públicas e privadas de Vitória da Conquista. O momento lúdico que emocionou centenas de visitantes, contou com o lançamento do livro: “Madalena Bordadeira de Sonhos” da autora Victória Vieira.

O enredo da obra traz a trama de vida da artista plástica conquistense, Madalena Reinbolt. Victória celebrou a iniciativa de inclusão infantil em espaços litero-culturais salientando o marco provocado pela primeira Feira Literária de Vitória da Conquista. “É um momento marcante e esperado por todos, crianças e adultos. A FliConquistinha impulsiona um aprofundamento na cultura artística e literária, afinal, é por aí que nasce o leitor né?!”. Victória frisou a necessidade da promoção de programações voltadas ao público infanto-juvenil na cidade. “São momentos pouco recorrentes e que deveriam ser mais incentivados, pois essa formação é a raiz de tudo”.

Teatro de bonecos trouxe a fantasia à FliConquistinha

A criançada pintou a manhã com a tinta da alegria, entre brincadeiras a cantos, que movimentaram desde jovens a adultos. A pequena Analu Cardoso, discente da creche Bela Vista, se emocionou ao relatar seu encantamento pela Feira: “Eu queria ficar aqui para sempre, porque é muito divertido, bom demais”.

Já o estudante Samuel Moreira, afirmou: “Quero voltar mais vezes, foi muito legal participar de todas as brincadeiras. A educadora musical Ana Carolina, responsável por embalar os sucessos que movimentaram o espaço cultural, comentou sobre a sua participação na Feira Literária: “É uma honra fazer parte da FliConquista, uma feira diversional que agrega a todos os públicos. Foi um dia muito agradável”.

Carolina abordou também os benefícios gerados na saúde da criança por meio das novas técnicas educacionais. Segundo ela, a musicalidade aplicada ao ensino desenvolve características expressivas como: o aprimoramento da motricidade e da sensibilização.

O evento é realizado pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação da FliConquista é completamente gratuita.

Para acompanhar todas as atualizações e informações sobre a FliConquista, siga o evento no Instagram.

Texto: Rafaella Leite. Parceria FliConquista, sob orientação de Paula Janay, e Avoador, produto laboratorial da disciplina Jornalismo Digital, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Fotos: Gabriela Nascimento e Thiago Gama.