Notícias


Empreendedores locais apresentam seus produtos no Mercado Solidário
28 de novembro de 2023

Mais de 40 empreendedores, em grande parte mulheres, vendem peças artesanais, comidas típicas e demais produtos na primeira edição da Feira Literária de Vitória da Conquista

O Mercado Solidário foi um espaço onde empreendedores de Vitória da Conquista e região tiveram a oportunidade de expor seus produtos para o público da primeira Feira Literária de Vitória da Conquista.

“A FliConquista tem essa compreensão da diversidade, a organização entende que os movimentos sociais e as ações coletivas são importantes no processo de construção de cultura. A ideia de criar o mercado solidário em paralelo à feira fazparte desse conceito”, explicou o coordenador do espaço, Arnaldo Pereira.

Nestes cinco dias de feira, o público pôde encontrar várias barracas com produtos artesanais, comidas típicas, frutas, temperos, roupas, entre outros itens, como a barraca de tapioca de Marta Fernandes. A proprietária da “Delícias da Vovó da Vavá”, que vende comidas típicas nordestinas, como tapioca e cuscuz, conta que o evento dá visibilidade às donas de casa que empreendem.

“Apesar de me chamarem de empresária, eu sou uma dona de casa que luta um pouquinho para ajudar nas despesas de casa. Esse evento é muito importante para a cultura da cidade, além de ser muito especial trabalhar nesse ambiente com mulheres que, assim como eu, são donas de casa empreendedoras”, afirmou Marta.

Já para Suely Sui, idealizadora da feirinha Ecoema, que acontece aos sábados no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, e trabalha com produtos orgânicos e artesanato, o evento tem tudo a ver com o projeto da feirinha que é formado por mulheres empreendedoras.

“O Ecoema tem essa vertente do coletivo, de acolher e, sobretudo, mostrar as mulheres que fazem parte do projeto, que elas têm voz e vez. Tenho certeza que a FliConquista veio para ficar, um evento maravilhoso pra nossa comunidade e que, para a Ecoema, foi um presente. Como residente do centro de cultura, nosso projeto abraçou a feira”, destacou a idealizadora. 

A FliConquista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação é completamente gratuita.

Para acompanhar todas as atualizações e informações sobre a FliConquista, siga o evento no Instagram.

Texto: Rebeca Spínola.

Fotos: Gabriela Nascimento.