Apresentação


De 15 a 19 de novembro, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima vai receber a 1ª Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista).

Literatura e liberdade é o conceito que orientará o programa da FliConquista, no cotejo das rememorações do Bicentenário da Bahia (1823-2023), um marco histórico e de luta que moldou o curso da nossa história e orientou o sentimento de nação, sentimento esse a ser aclamado pelo texto literário, em especial, e suas relações com outras linguagens.

A FliConquista ocupará o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, com programação temática em formato de mesas literárias, lançamentos, espetáculos, a partir das interpretações da Literatura e Liberdade, ressaltando os movimentos e personagens que legaram a Independência do Brasil na Bahia. Com protagonismo das mulheres, as presenças afroindígenas, o texto literário e suas reverberações perspectivam as noções de liberdade de criação, liberdade como direito e horizontes afrofuturistas e distopias da vida contemporânea.

Camillo de Jesus Lima (1912/1975) é o escritor que dá nome ao espaço onde acontece a FliConquista, o Centro de Cultura, equipamento estadual que abriga inúmeras manifestações artísticas. Também, é o nosso escritor homenageado, visto sua produção literária e sua presença nos circuitos literários da Conquista do século XX.

Leia mais sobre nosso Escritor Homenageado.

A FliConquista propõe uma celebração em torno da palavra, oferecendo uma programação diversificada que inclui mesas literárias, espetáculos, lançamentos de livros, projetos escolares, exposições e vivências literárias.

Com mais de 40 horas de atividades para crianças, jovens, adultos e idosos, a FliConquista será uma experiência literária única, com 4 Mesa Literárias, 6 Conversas literárias, 8 Shows, 4 Concertos, 36 lançamentos, 4 Exposição, 6 editoras e 8 Clubes do livro.

Confira a programação completa.

Os espaços da programação da FliConquista são identificados por propósito da Programação, distribuída em mais de quarenta horas de atividades para os públicos das infâncias, das juventudes e de pessoas adultas e idosas.

Teremos a Arena Literária: espaço para debates, games, oficinas, performances e apresentações artísticas com a geração jovem.

Ciranda das Infâncias, espaço para contação de histórias e experimentação do livro com a verbovisualidade.

A Via Literária: corredor de estandes dos parceiros, editoras, livraria e lançamentos, com espaço para conversa com escritor e lançamentos.

E o Palco Literário, o auditório principal, onde ocorrem as mesas de conversa e espetáculos além do bazar e mercado literário.

O Coletivo BarraVento é o propositor da FliConquista. É um coletivo constituído por adesão voluntária, sem fins lucrativos, por pessoas que mobilizam a cultura em diálogo com a Literatura e com atuação, claro, na literatura, na curadoria, na música, no artesanato, nas artes plásticas, jornalismo, nas Letras, História e áreas afins. É um coletivo plural que se unifica na dimensão do texto literário como obra e valor cultural. Integra da Rede Colaborativa de Feiras e Festas Literárias da Bahia, criada na Feira Literária de Mucugê, Fligê, em 2016.

A FliConquista é um evento público, sem cobrança de taxas e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmon, Governo do Estado da Bahia, Governo Federal do Brasil e Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A programação da FliConquista é totalmente gratuita.